Ciclo de seminários sobre a reforma da Contabilidade Pública e o SNC-AP

26 de Janeiro, 2018 cicf 665 Sem comentários

O CICF, juntamente com a Escola Superior de Gestão do IPCA (ESG), organizam um ciclo de seminários sobre a reforma da contabilidade pública e o SNC-AP, nos dias 19 e 26 de Janeiro e 2 de fevereiro. Pretende-se com estes seminários discutir e refletir sobre as mudanças recentes no modelo de gestão financeira pública como consequência da adoção do SNC-AP.

No dia 19 de janeiro, a partir das 14:00, terá lugar o seminário sobre “Indicadores de eficiência e eficácia na gestão hospitalar”, tendo como referência as novas exigências da contabilidade de gestão, tendo como orador o Dr. Logarinho Monteiro, Administrador do Hospital S. João EPE.

O ciclo de seminários prossegue no dia 26 de Janeiro com o Dr. Jorge Mota, docente do IPCA, que durante a amanhã apresentará o tema “Transposição para o SNC-AP”, seguindo-se a Professora Lúcia Lima Rodrigues, da Universidade do Minho, na parte de tarde, cuja intervenção abordará a “NCP 18 – Instrumentos Financeiros”.

O seminário do dia 2 de fevereiro marca o encerramento da 3ª edição da pós-graduação em SNC-AP e contará com a intervenção de três ilustres oradores: a Professora Susana Jorge, da Universidade de Coimbra, a Professora Maria Antónia de Jesus do ISCTE e o Dr. Joaquim Rodrigues, Presidente do Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça (IGFEJ). A sessão será moderada pelo ilustre Professor João Carvalho, membro da comissão de Normalização Contabilística Pública e do CICF.

Este ciclo de seminários decorre ainda no âmbito do projeto de I&D financiado pela FCT (PTDC/IIM-GES/6923/2014) que visa o estudo do processo de mudança da contabilidade pública fruto da adoção das IPSAS na Península Ibérica.

O ciclo de seminários é aberto à comunidade em geral.

[recaptcha]