PRÉMIO DE INVESTIGAÇÃO PROFESSOR JOÃO CARVALHO

    A Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) e o Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade (CICF), do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), lançaram o Prémio de Investigação Professor João Carvalho.

    Este prémio tem como objetivo «estimular, apoiar e incentivar a investigação no setor público, nos domínios da Contabilidade, Fiscalidade e Auditoria», perpetuando o legado do que para muitos é considerado o «pai» da contabilidade pública no nosso país.

    Este prémio consta de um valor monetário de dez mil euros, suportado pela Ordem dos Contabilistas Certificados, bem como do respetivo diploma.

    Qualquer dúvida sobre o prémio deve ser enviada por e-mail para o endereço geral_cicf@ipca.pt

    João Carvalho: um apaixonado pelo ensino e pela Contabilidade

    João Carvalho, um apaixonado pelo ensino e pela investigação, dedicou parte da sua vida a contribuir para o conhecimento da contabilidade do setor público.

    Doutorou-se em 1999 em Contabilidade, tendo sido o primeiro investigador português a dedicar-se ao estudo e à investigação da contabilidade pública. É por muitos reconhecido como o «Pai da contabilidade pública em Portugal».

    Ao longo das últimas duas décadas publicou dezenas de artigos e livros de referência tanto a nível nacional como internacional, sendo visto como uma referência pelos seus pares pela paixão, rigor e profissionalismo que dedicava às causas do ensino e da investigação da contabilidade.

    Em dezembro de 2017 publicou um artigo na revista da OCC intitulado «A investigação, o ensino, e a profissão de contabilista: o caso da contabilidade pública», onde João Carvalho reconhecia os avanços, na última década, da investigação realizada em Portugal na área da contabilidade pública, mas reforçava a necessidade de se incrementar e apoiar este tipo de investigação.

     

    Regulamento

    Prazo para o envio de candidatura: 30 de junho de 2024

     

    Instrução das candidaturas

    • Podem candidatar-se ao Prémio os professores, os investigadores, os bolseiros de investigação e os estudantes com vínculo a uma Instituição de Ensino Superior Portuguesa.
    • As candidaturas devem ser lideradas por um professor ou investigador e devem ter um período de execução máximo de 2 anos.
    • Os candidatos devem apresentar um projeto de investigação que se destaque pela sua qualidade, originalidade e relevância nos domínios de especialização referidos no artigo 2.º do Regulamento.
    • A candidatura deve ser apresentada pelo Investigador Responsável do projeto, através do preenchimento do formulário, incluindo a seguinte informação.
      • o título do projeto e acrónimo;
      • a equipa de investigação;
      • os objetivos e os resultados a alcançar;
      • as metodologias a aplicar;
      • as ações de transferência de conhecimento a realizar;
      • as implicações práticas e teóricas do projeto;
      • o orçamento do projeto;
      • outra informação considerada relevante.

    Edital

    Formulário de inscrição