– TheoFrameAccountability – Quadro teórico para a promoção da accountability no setor da economia social: o caso das IPSS
- Projeto com o código de operação POCI-010145-FEDER-030074, pela instituição de I&D e promotor Universidade de Aveiro, com o apoio financeiro do “Programa Operacional Competitividade e Internacionalização” na sua componente FEDER e pelo orçamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. (FCT, IP) na sua componente OE.
Iniciado em 2018, o projeto terá a duração estimada de 3 anos e tem como principal objetivo desenvolver uma plataforma tecnológica que permita à IPSS divulgar seus relatórios anuais e outras informações voluntárias que contemplem os aspectos sociais, financeiros e económicos da sua atividade, desenvolver uma estrutura que forneça aos interessados uma ferramenta de avaliação da atividade do IPSS (social, financeira e económica) e inicie a elaboração de um anuário financeiro nacional que permita a avaliação do desempenho do IPSS. - Este projeto tem a participação dos membros integrados do CICF Augusta Ferreira, Carlos Santos, e Graça Azevedo.
– PLowDeR – Framework para Análise do Impacto Económico e Social das Atividades Turísticas nos Territórios de Baixa Densidade: o Caso das Aldeias Históricas de Portugal
- Iniciado em 2018, o projeto terá a duração estimada de 18 meses, e tem como objetivo criar um conjunto de indicadores que permitam medir o impacto económico e social das atividades que geram riqueza, com o propósito de promover dinâmicas de inovação, combinadas com uma utilização mais eficiente dos recursos, para melhorar a competitividade e fomentar a criação de emprego nos territórios de baixa densidade, onde se localizam as Aldeias Históricas de Portugal (HVP).
Código de operação CENTRO-01-0145-FEDER-023984, pela instituição de I&D e promotor Universidade de Aveiro, com apoio financeiro do Programa Operacional Regional do Centro na sua componente FEDER. - Este projeto tem a participação dos membros integrados do CICF Carlos Santos, Augusta Ferreira e Graça Azevedo.
– Financial and non-financial reporting disclosures and the role of the enforcement system
- O projeto tem três objetivos principais:
- Avaliar o nível de conformidade com a divulgação obrigatória de informações, a fim de entender a realidade atual das empresas na divulgação de informações financeiras e não financeiras obrigatórias;
- Compreender os determinantes do nível de conformidade evidenciados, a fim de identificar quais são as características das empresas mais cumpridoras e que empresas precisam de maiores incentivos para o cumprimento;
- Analisar a aplicação dos atuais mecanismos de fiscalização, avaliar a sua adequação e propor melhorias, a fim de aumentar a sua eficácia.
- Este projeto tem a participação dos membros integrados do CICF Graça Azevedo, Patrícia Quesado e Marta Guerreiro, e dos membros colaboradores Kátia Lemos, Sara Serra, José Manuel Pereira e Fernanda Alberto.
– Promoting sustainability transparency: framework of the open data portal for municipal sustainability In the Iberian Peninsula
- O projeto tem como objetivo projetar uma estrutura para avaliar o desempenho e relatórios de sustentabilidade dos municípios da Península Ibérica, através da criação de um Portal de Dados Aberto para a Sustentabilidade Municipal, que promove estratégias de transparência e benchmarking entre os municípios.
- Este projeto tem a participação dos membros integrados do CICF Sónia Monteiro, Verónica Ribeiro, Rute Abreu e Maria José Fernandes e dos membros colaboradores Andrés Navarro Galera e Kátia Lemos.
– POMPEIA – Observatory of Accountability and Transparency in the Public Sector
- Projeto que privilegia uma abordagem que favorece a pesquisa aplicada, ou seja, a pesquisa orientada a problemas, e pretende resultar num observatório que permita avaliar a transparência e a responsabilidade da Administração Pública, fortalecida e apoiada por Tecnologias e Sistemas de Comunicação e Informação. Propõe-se avaliar a transparência e a prestação de contas da Administração Pública. Inovadora na sua concepção, integrará dados coletados de diversas fontes de diferentes setores de atividade que, após padronizados e processados, permitirão apoiar os tomadores de decisão políticos nas medidas a serem adoptadas .
- Este projeto tem a participação dos membros integrados do CICF Carlos Santos, Augusta Ferreira, Graça Azevedo, Patrícia Gomes e Maria José Fernandes
– EM-DIRM – Earnings management, determinants and their influence in the re-election of the mayor
- Projeto focado na análise das informações financeiras produzidas por entidades públicas, nomeadamente pelas autoridades locais. Permite avaliar o desempenho do gestor público na implementação eficiente dos recursos disponíveis, afetando a confiança dos stakeholders na tomada de decisão. Por outro lado, este projeto também tenta avaliar a influência de fatores socioeconómicos e políticos nos cidadãos na avaliação do prefeito e que tem impacto em sua reeleição
- Este projeto tem a participação dos membros integrados do CICF Augusta Ferreira, Maria José Fernandes e Patrícia Gomes.
– Tax Education and Citizenship
- Projeto financiado pela FCT, coordenado pelo ISCAL, iniciado em 2017. Este projeto tem como objetivo geral sensibilizar os cidadãos para o papel dos impostos e detetar deficiências e necessidades culturais em matéria de Educação Tributária e cidadania em Portugal, através da análise das melhores práticas internacionais principalmente no contexto dos Países lusófonos. Visa também consciencializar os professores e alunos e dotá-los das ferramentas necessárias para o ensino/aprendizagem na área da ética e cidadania, nomeadamente através da concepção de jogos digitais educacionais.
- Este projeto tem a participação do membro colaborador do CICF Liliana Pereira.