Projetos de I&D

    – TheoFrameAccountability – Quadro teórico para a promoção da accountability no setor da economia social: o caso das IPSS

    • Projeto com o código de operação POCI-010145-FEDER-030074, pela instituição de I&D e promotor Universidade de Aveiro, com o apoio financeiro do “Programa Operacional Competitividade e Internacionalização” na sua componente FEDER e pelo orçamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. (FCT, IP) na sua componente OE.
      Iniciado em 2018, o projeto terá a duração estimada de 3 anos e tem como principal objetivo desenvolver uma plataforma tecnológica que permita à IPSS divulgar seus relatórios anuais e outras informações voluntárias que contemplem os aspectos sociais, financeiros e económicos da sua atividade, desenvolver uma estrutura que forneça aos interessados uma ferramenta de avaliação da atividade do IPSS (social, financeira e económica) e inicie a elaboração de um anuário financeiro nacional que permita a avaliação do desempenho do IPSS.
    • Este projeto tem a participação dos membros integrados do CICF Augusta Ferreira, Carlos Santos, e Graça Azevedo.

     

    PLowDeR – Framework para Análise do Impacto Económico e Social das Atividades Turísticas nos Territórios de Baixa Densidade: o Caso das Aldeias Históricas de Portugal

    • Iniciado em 2018, o projeto terá a duração estimada de 18 meses, e tem como objetivo criar um conjunto de indicadores que permitam medir o impacto económico e social das atividades que geram riqueza, com o propósito de promover dinâmicas de inovação, combinadas com uma utilização mais eficiente dos recursos, para melhorar a competitividade e fomentar a criação de emprego nos territórios de baixa densidade, onde se localizam as Aldeias Históricas de Portugal (HVP).
      Código de operação CENTRO-01-0145-FEDER-023984, pela instituição de I&D e promotor Universidade de Aveiro, com apoio financeiro do Programa Operacional Regional do Centro na sua componente FEDER.
    • Este projeto tem a participação dos membros integrados do CICF Carlos Santos, Augusta Ferreira e Graça Azevedo.

     

    – Financial and non-financial reporting disclosures and the role of the enforcement system

    • O projeto tem três objetivos principais:
      1. Avaliar o nível de conformidade com a divulgação obrigatória de informações, a fim de entender a realidade atual das empresas na divulgação de informações financeiras e não financeiras obrigatórias;
      2. Compreender os determinantes do nível de conformidade evidenciados, a fim de identificar quais são as características das empresas mais cumpridoras e que empresas precisam de maiores incentivos para o cumprimento;
      3. Analisar a aplicação dos atuais mecanismos de fiscalização, avaliar a sua adequação e propor melhorias, a fim de aumentar a sua eficácia.
    • Este projeto tem a participação dos membros integrados do CICF Graça Azevedo, Patrícia Quesado e Marta Guerreiro, e dos membros colaboradores Kátia Lemos, Sara Serra, José Manuel Pereira e Fernanda Alberto.

     

    – Promoting sustainability transparency: framework of the open data portal for municipal sustainability In the Iberian Peninsula

    • O projeto tem como objetivo projetar uma estrutura para avaliar o desempenho e relatórios de sustentabilidade dos municípios da Península Ibérica, através da criação de um Portal de Dados Aberto para a Sustentabilidade Municipal, que promove estratégias de transparência e benchmarking entre os municípios.
    • Este projeto tem a participação dos membros integrados do CICF Sónia Monteiro, Verónica Ribeiro, Rute Abreu e Maria José Fernandes e dos membros colaboradores Andrés Navarro Galera e Kátia Lemos.

     

    – POMPEIA – Observatory of Accountability and Transparency in the Public Sector

    • Projeto que privilegia uma abordagem que favorece a pesquisa aplicada, ou seja, a pesquisa orientada a problemas, e pretende resultar num observatório que permita avaliar a transparência e a responsabilidade da Administração Pública, fortalecida e apoiada por Tecnologias e Sistemas de Comunicação e Informação. Propõe-se avaliar a transparência e a prestação de contas da Administração Pública. Inovadora na sua concepção, integrará dados coletados de diversas fontes de diferentes setores de atividade que, após padronizados e processados, permitirão apoiar os tomadores de decisão políticos nas medidas a serem adoptadas .
    •  Este projeto tem a participação dos membros integrados do CICF Carlos Santos, Augusta Ferreira, Graça Azevedo, Patrícia Gomes e Maria José Fernandes

     

    – EM-DIRM – Earnings management, determinants and their influence in the re-election of the mayor

    • Projeto focado na análise das informações financeiras produzidas por entidades públicas, nomeadamente pelas autoridades locais. Permite avaliar o desempenho do gestor público na implementação eficiente dos recursos disponíveis, afetando a confiança dos stakeholders na tomada de decisão. Por outro lado, este projeto também tenta avaliar a influência de fatores socioeconómicos e políticos nos cidadãos na avaliação do prefeito e que tem impacto em sua reeleição
    • Este projeto tem a participação dos membros integrados do CICF Augusta Ferreira, Maria José Fernandes e Patrícia Gomes.

     

    – Tax Education and Citizenship

    • Projeto financiado pela FCT, coordenado pelo ISCAL, iniciado em 2017. Este projeto tem como objetivo geral sensibilizar os cidadãos para o papel dos impostos e detetar deficiências e necessidades culturais em matéria de Educação Tributária e cidadania em Portugal, através da análise das melhores práticas internacionais principalmente no contexto dos Países lusófonos. Visa também consciencializar os professores e alunos e dotá-los das ferramentas necessárias para o ensino/aprendizagem na área da ética e cidadania, nomeadamente através da concepção de jogos digitais educacionais.
    • Este projeto tem a participação do membro colaborador do CICF Liliana Pereira.

    – The process of public sector accounting change as a result of IPSAS adoption in the Iberian Peninsula

    • Projeto financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), iniciado em 2016. Este Projeto tem como principal objetivo investigar as mudanças da contabilidade no setor público da Península Ibérica, como resultado do processo de adaptação das IPSAS (Normas Internacionais de Contabilidade aplicadas ao Setor Público).
    • Este projeto tem a participação dos membros integrados do CICF Patricia Gomes e Maria José Fernandes, e dos membros colaboradores Giuseppe Grossi, Susana Rua e Susana Jorge.

     

    – “Proposta de alterações às regras previsionais, às regras de execução orçamental definidas no POCAL e recomendações para o controlo da despesa e da receita dos municípios”. Investigadores: João Carvalho e Maria José Fernandes (CICF-IPCA), juntamente com outros investigadores do Núcleo de estudos de Direito das Autarquias Locais (NEDAL) da Universidade do Minho. Projecto concluído em 2014.

     

    – “Revisão da versão em Português das Normas Internacionais de Contabilidade aplicadas ao setor público”, em colaboração com a Ordem dos Revisores Oficiais de Contas (OROC) e a International Federation of Accountants (IFAC). Este projeto resultou já no Manual Português do Setor Público Normas Internacionais de Contabilidade, disponível no site da IFAC. Investigadores: João Carvalho, Patrícia Gomes, Maria José Fernandes, Susana Rua e Verónica Ribeiro. Projecto concluído em 2013.

     

    – “A Eficiência do Uso dos recursos Públicos e a Qualidade da Decisão Municipal Portuguesa”. Investigadores: João Carvalho e Maria José Fernandes (CICF-IPCA), juntamente com outros investigadores do Núcleo de Estudos em Administração e Políticas Públicas (NEAPP), Universidade do Minho. Projecto concluído em 2008.