PROJETOS DE I&D

    FINANCIADOS

     

    ORCHESTRA: add-value to ORCHards through thE full valoriSaTion of macRoalgAe

    • O Projeto ORCHESTRA visa o desenvolvimento de práticas alternativas biológicas sustentáveis para produção intensiva de pera Rocha e maçã de Alcobaça, bem como para a conservação e a distribuição destas produções. Pretende-se com este projeto desenvolver bio-formulações para suprimir o uso de produtos / aditivos químicos sintéticos para combater pragas e a deficiência de nutrientes, nomeadamente através de uma biorrefinaria de algas marinhas para fornecer extratos de algas com potencial para controle de pragas, indução de resistência, fortificantes de plantas e, finalmente, com o subproduto final, melhorar a qualidade do solo. Além desses desafios pré-colheita, a conservação a longo prazo das frutas também será abordada para melhorar o prazo de validade durante o armazenamento e a cadeia de distribuição, maximizando os fitonutrientes.
    • Datas de execução: 2021 a 2023
    • Código do projeto: POCI-01-0247-FEDER-070155
    • Financiador: Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. (FCT, IP).
    • Membros do CICF que participam no projeto: Sónia Monteiro, Verónica Ribeiro e Patrícia Quesado.

     

    OncoNavigator – Intelligent System for Personalized Navigation and Mapping of Oncological Interventions

    • O cancro de mama é o cancro mais prevalente em todo o mundo e uma das doenças mais terríveis que afetam as mulheres. A cada ano, 2,1 milhões de mulheres têm cancro de mama e, em 2018, 15% de todas as mortes por cancro em mulheres foram causadas por cancro da mama, correspondendo a 627.000 mortes. Além disso, espera-se que a prevalência do cancro de mama aumente nos próximos anos. Este projeto propõe uma nova estrutura de navegação que combina pela primeira vez as informações de imagens médicas em tempo real (US) e rastreador magnético de lesões mamárias com uma robótica médica colaborativa para melhorar a precisão das intervenções atuais de cancro da mama, garantindo um tratamento seguro, rápido e fácil. No geral, espera-se que a estrutura proposta aumente a eficiência dos procedimentos oncológicos tradicionais da mama, adicionando a precisão necessária devido à solução guiada por robô, aumentando as informações intra-intervencionais com a visualização aprimorada da lesão e usando um sistema de direcionamento magnético robusto. Finalmente, espera-se que a estrutura reduza a influência da experiência do médico, minimize os erros humanos e melhore os resultados do procedimento para os pacientes. Projeto liderado pelo Applied Artificial Intelligence Laboratory (2Ai) do IPCA
    • Datas de execução: 2021 a 2023
    • Código do projeto: NORTE-01-0145-FEDER-000059
    • Financiador: NORTE 2020 – Programa Operacional Regional do Norte
    • Membros do CICF que participam no projeto: Patrícia Gomes e Sónia Monteiro

     

    Using historical institutional analyses of corporatism to understand the professionalization of accounting in Latin America and Portugal

    • Datas de execução: 2021 a 2023
    • Código do Projeto: EXPL/EGE-OGE/0242/2021
    • Financiador: Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. (FCT, IP)
    • Membros do CICF que participam no projeto: Adriana Silva e Tânia Montenegro Barbosa.

     

    RUN-EU ProfessionaL research programmes for bUsiness and Society

    • Projeto no âmbito do programa  do Horizonte 2020 (H2020-IBA-SwafS-Support-2-2020) “Support for the Research and Innovation Dimension of European Universities”. Projetos aprovado pela Comissão Europeia e liderado pelo Limerick Institute of Technology. O projeto RUN-EU+ CSA concentra-se principalmente no aprimoramento do desenvolvimento de Investigação e Inovação (R&I) com e para a Sociedade por meio do desenvolvimento e implantação de graus de investigação colaborativa baseada na prática profissional em toda a aliança RUN-EU.
    • Datas de execução: 2021 a 2023
    • Membros do CICF que participam no projeto: Patrícia Gomes

     

    Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: diagnósticos, perspetivas e desafios nas escolas de negócios brasileiras

    • Datas de execução: 2018 a 2024
    • Código do projeto: Processo nº 24278/2018-9. Call MCTIC/CNPq Nº 28/2018 – Universal
    • Financiador: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FNDCT (Brasil)
    • Membros do CICF que participam no projeto: Sónia Monteiro

     

    ECOSNODO – “ECOnomia circolare, Sostenibilità e profili di evoluzione Normativa nella produzione dell’Olio extravergine Di Oliva

    • 2022 –
    • Financiador: União Europeia NEXTGenerationEU- Progama MUR-Fondo Promozione e Sviluppo – DM 737/2021
    • Membros do CICF que participam no projeto: Rute Abreu

     

    – TheoFrameAccountability – Quadro teórico para a promoção da accountability no setor da economia social: o caso das IPSS

    • Projeto com o código de operação POCI-010145-FEDER-030074, pela instituição de I&D e promotor Universidade de Aveiro, com o apoio financeiro do “Programa Operacional Competitividade e Internacionalização” na sua componente FEDER e pelo orçamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. (FCT, IP) na sua componente OE.
      Iniciado em 2018, o projeto terá a duração estimada de 3 anos e tem como principal objetivo desenvolver uma plataforma tecnológica que permita à IPSS divulgar seus relatórios anuais e outras informações voluntárias que contemplem os aspectos sociais, financeiros e económicos da sua atividade, desenvolver uma estrutura que forneça aos interessados uma ferramenta de avaliação da atividade do IPSS (social, financeira e económica) e inicie a elaboração de um anuário financeiro nacional que permita a avaliação do desempenho do IPSS.
    • Este projeto tem a participação dos membros integrados do CICF Augusta Ferreira, Carlos Santos, e Graça Azevedo.

    .

    PLowDeR – Framework para Análise do Impacto Económico e Social das Atividades Turísticas nos Territórios de Baixa Densidade: o Caso das Aldeias Históricas de Portugal

    • Iniciado em 2018, o projeto terá a duração estimada de 18 meses, e tem como objetivo criar um conjunto de indicadores que permitam medir o impacto económico e social das atividades que geram riqueza, com o propósito de promover dinâmicas de inovação, combinadas com uma utilização mais eficiente dos recursos, para melhorar a competitividade e fomentar a criação de emprego nos territórios de baixa densidade, onde se localizam as Aldeias Históricas de Portugal (HVP).
      Código de operação CENTRO-01-0145-FEDER-023984, pela instituição de I&D e promotor Universidade de Aveiro, com apoio financeiro do Programa Operacional Regional do Centro na sua componente FEDER.
    • Este projeto tem a participação dos membros integrados do CICF Carlos Santos, Augusta Ferreira e Graça Azevedo.

    .

    – The process of public sector accounting change as a result of IPSAS adoption in the Iberian Peninsula

    • Projeto financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), iniciado em 2016. Este Projeto tem como principal objetivo investigar as mudanças da contabilidade no setor público da Península Ibérica, como resultado do processo de adaptação das IPSAS (Normas Internacionais de Contabilidade aplicadas ao Setor Público).
    • Este projeto tem a participação dos membros integrados do CICF Patricia Gomes e Maria José Fernandes, e dos membros colaboradores Giuseppe Grossi, Susana Rua e Susana Jorge.

    .

    – Tax Education and Citizenship

    • Projeto financiado pela FCT, coordenado pelo ISCAL, iniciado em 2017. Este projeto tem como objetivo geral sensibilizar os cidadãos para o papel dos impostos e detetar deficiências e necessidades culturais em matéria de Educação Tributária e cidadania em Portugal, através da análise das melhores práticas internacionais principalmente no contexto dos Países lusófonos. Visa também consciencializar os professores e alunos e dotá-los das ferramentas necessárias para o ensino/aprendizagem na área da ética e cidadania, nomeadamente através da concepção de jogos digitais educacionais.
    • Este projeto tem a participação do membro colaborador do CICF Liliana Pereira.

    .

    – “Proposta de alterações às regras previsionais, às regras de execução orçamental definidas no POCAL e recomendações para o controlo da despesa e da receita dos municípios”. Investigadores: João Carvalho e Maria José Fernandes (CICF-IPCA), juntamente com outros investigadores do Núcleo de estudos de Direito das Autarquias Locais (NEDAL) da Universidade do Minho. Projecto concluído em 2014.

    .

    – “Revisão da versão em Português das Normas Internacionais de Contabilidade aplicadas ao setor público”, em colaboração com a Ordem dos Revisores Oficiais de Contas (OROC) e a International Federation of Accountants (IFAC). Este projeto resultou já no Manual Português do Setor Público Normas Internacionais de Contabilidade, disponível no site da IFAC. Investigadores: João Carvalho, Patrícia Gomes, Maria José Fernandes, Susana Rua e Verónica Ribeiro. Projecto concluído em 2013.

    – “A Eficiência do Uso dos recursos Públicos e a Qualidade da Decisão Municipal Portuguesa”. Investigadores: João Carvalho e Maria José Fernandes (CICF-IPCA), juntamente com outros investigadores do Núcleo de Estudos em Administração e Políticas Públicas (NEAPP), Universidade do Minho. Projecto concluído em 2008.