Maria de Lurdes Barroso

Interesses de investigação: Contabilidade Analítica e de Gestão; Inovação; Sistemas de medição e gestão do desempenho; Gestão autárquica

Currículo breve: Aluna do Doutoramento em Gestão pela Universidade da Beira Interior (UBI); título da Tese (em curso): “Inovação e desempenho nas organizações de serviços públicos: evidência empírica do governo local Português”. Curso de Profissionalização em Serviço, pela Universidade Aberta. Contabilista Certificada desde 2000. Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica, pela Universidade do Minho. Pós-Graduação em Análise Financeira, pelo Instituto Superior de Economia e Gestão – Universidade Técnica de Lisboa (ISEG – UTL). Licenciatura em Gestão de Empresas, pela Universidade do Minho

Assistente convidada do Departamento de Contabilidade e Fiscalidade da Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave desde 2009. Lecionação e orientação de estágios e projetos profissionais às licenciaturas de Contabilidade, Fiscalidade, Gestão Bancária e Seguros e Gestão Pública, e aos cursos técnicos superiores profissionais de Apoio à Gestão e de Contabilidade e Fiscalidade.

Assistente do Departamento de Gestão da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho de 91 a 2009. Lecionação e orientação de estágios e seminários às licenciaturas de Gestão, Administração Pública, Economia, Relações Internacionais, Negócios Internacionais, Engenharias.

Formadora de vários cursos de curta duração sobre Contabilidade Analítica, Análise Financeira, Gestão Financeira, Elaboração e Análise de Projetos, Contabilidade Agrícola, Contabilidade de Custos para a Gestão Autárquica, Contabilidade de Gestão na Administração Pública, pela Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC), Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Ave (ADRAVE) e outras associações industriais.

Instituição: Instituto Politécnico do Cávado e do Ave

E-mail:  mbarroso@ipca.pt