SAP – RUN-EU Research Challenge Accounting and Finance CICF – 2nd edition

    5 de Junho, 2024 cicf 57 Sem comentários

    SHORT ADVANCED PROGRAM – RUN-EU Research Challenge Accounting and Finance CICF – 2nd edition

    Organizado em parceria pelo CICF do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) e pela Universidade Tecnológica do Shannon (TUS), o segundo SAP Research Challenge ‘Accounting and Finance CICF‘ tem como objetivo incentivar o desenvolvimento de atividades presenciais de I&D centradas na discussão de novos desafios e perspectivas críticas na investigação em Contabilidade e Finanças.

    O programa SAP divide-se em duas componentes: formação e investigação em grupo.

    A componente de formação basear-se-á em pequenos workshops temáticos, dirigidos por académicos e especialistas. Estes workshops centrar-se-ão na definição da agenda para tópicos de investigação relacionados com a Contabilidade e as Finanças (nomeadamente, contabilidade digital e de diálogo, responsabilização (accountability) e relato sobre os ODS, impostos ecológicos (green taxes), tópicos financeiros, empreendedorismo e comunicação) e na formação em componentes básicas de investigação (nomeadamente, Metodologias de Investigação, Análise de Dados, Escrita Científica, Preparação de Propostas Científicas e Oportunidades de Financiamento).

    Para a componente de investigação (denominada Hands-On), os jovens investigadores serão integrados em projetos em curso nas unidades de I&D do IPCA e desafiados a realizar um projeto de I&D de curta duração orientado para os objetivos do projeto. Os alunos dividir-se-ão em grupos sob a supervisão de um investigador sénior.

    Para além das atividades de investigação, os jovens investigadores participarão em discussões científicas entre os diferentes membros das unidades de I&D do IPCA, denominadas Journal Club. Serão desafiados a analisar uma publicação científica recente e a apresentar os seus métodos, resultados e principais conclusões à comunidade científica do IPCA.

    Finalmente, todos os estudantes prepararão uma apresentação oral dos projetos desenvolvidos nas sessões de comunicação científica das unidades de I&D do IPCA.

    Data: De 15 a 19 de julho no IPCA, Barcelos, Portugal

    Data limite de inscrição: 16 de junho

    Modo de realização: Misto

    Língua de ensino: Inglês

    Créditos ECTS: 1

    Participantes elegíveis: Estudantes RUN-EU de gestão e de outras áreas afins, incluindo contabilidade, fiscalidade e finanças e sistemas de gestão da informação. Não são necessárias competências prévias e o programa é igualmente adequado para qualquer outro programa estudantil.

    Resultados de aprendizagem: No final deste Programa Avançado de Curta Duração, os alunos serão capazes de:
    – Compreender os fundamentos das metodologias de investigação
    – Receber formação avançada em tecnologias emergentes
    – Melhorar as competências transversais e as habilidades interpessoais através do trabalho em equipa e da metodologia de projeto cooperativo
    – Melhorar o pensamento inovador em cooperação com outros para atingir um objetivo comum
    – Experimentar um ambiente internacional multicultural.

    Como se candidatar: Preencher o formulário de candidatura

    Critérios de seleção: Os candidatos serão selecionados de acordo com o CV e a motivação.
    Será dada prioridade aos estudantes que estejam a desenvolver investigação a nível de mestrado ou doutoramento e aos estudantes envolvidos nas Summer Schools do IPCA.
    Serão seleccionados para este programa um máximo de 35 estudantes