Prémio de Investigação Professor João Carvalho – Edição 2024

    26 de Março, 2024 cicf 224 Sem comentários

    Candidaturas à Edição 2024 do Prémio de Investigação Professor João Carvalho

    No passado dia 14 de março, à margem do IV Congresso Internacional de Contabilidade Pública (CICP), que se realizou no Instituto Politécnico de Leiria, a Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) e o Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade (CICF), do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), lançaram a edição 2024 do Prémio de Investigação Professor João Carvalho. Este prémio tem como objetivo «estimular, apoiar e incentivar a investigação no setor público, nos domínios da Contabilidade, Fiscalidade e Auditoria», perpetuando o legado do que para muitos é considerado o «pai» da contabilidade pública no nosso país.

    As candidaturas encontram-se abertas entre 1 de abril e até 30 de junho.

    Este prémio consta de um valor monetário de dez mil euros, suportado pela Ordem dos Contabilistas Certificados, bem como do respetivo diploma.

    Qualquer dúvida sobre o prémio deve ser enviada por e-mail para o endereço geral_cicf@ipca.pt .

    João Carvalho: um apaixonado pelo ensino e pela Contabilidade

    João Carvalho, um apaixonado pelo ensino e pela investigação, dedicou parte da sua vida a contribuir para o conhecimento da contabilidade do setor público.

    Doutorou-se em 1999 em Contabilidade, tendo sido o primeiro investigador português a dedicar-se ao estudo e à investigação da contabilidade pública. É por muitos reconhecido como o «Pai da contabilidade pública em Portugal».

    Ao longo das últimas duas décadas publicou dezenas de artigos e livros de referência tanto a nível nacional como internacional, sendo visto como uma referência pelos seus pares pela paixão, rigor e profissionalismo que dedicava às causas do ensino e da investigação da contabilidade.

    Em dezembro de 2017 publicou um artigo na revista da OCC intitulado «A investigação, o ensino, e a profissão de contabilista: o caso da contabilidade pública», onde João Carvalho reconhecia os avanços, na última década, da investigação realizada em Portugal na área da contabilidade pública, mas reforçava a necessidade de se incrementar e apoiar este tipo de investigação.

    Edital

    Regulamento

    Formulário de inscrição