VI Research Seminar on Accounting and Taxation

20 de Fevereiro, 2023 cicf 576 Sem comentários

VI Research Seminar on Accounting and Taxation

O dia 17 de fevereiro ficou marcado pelo momento de partilha, reflexão e discussão sobre o impacto da digitalização no ensino, na investigação e na profissão de contabilidade, à margem do VI Research Seminar on Accounting and Taxation, que marcou a abertura do 2º semestre do programa doutoral em Contabilidade da Universidade de Aveiro em parceria com o IPCA.

A sessão de abertura esteve a cargo da Presidente do IPCA e membro do CICF, Maria José Fernandes, da Presidente da ESG, Sandra Cunha e da Diretora do Programa de Doutoramento em Contabilidade, Graça Azevedo.

David Perea, Professor da Universidade de Huelva, discutiu o tema da “Transição Digital na Contabilidade”. Durante a sua apresentação o orador abordou a transformação digital e o impacto das tecnologias na contabilidade, na medida em que cada vez mais existem ferramentas digitais para auxiliarem no exercício da função de contabilista. David Perea terminou a sua apresentação com a identificação dos benefícios gerados pela tecnologia na contabilidade e os riscos associados.

Seguiu-se a intervenção de Cláudia Teixeira, que apresentou a temática “Integração de Novas Perspetivas no Ensino da Contabilidade”, na qual procurou abordar os desafios que o ensino da contabilidade enfrenta atualmente. Dada a importância da educação na formação de profissionais preparados para lidar com os problemas atuais, sejam sociais, económicos ou ambientais, existe a necessidade de repensar como se pode educar mais e melhor e é aí que as instituições de ensino superior assumem um papel fundamental. Durante a apresentação foram discutidos os significativos desafios que o ensino da contabilidade enfrenta, nomeadamente a necessidade de estimular o pensamento crítico dos estudantes, a criatividade, a inovação e o desenvolvimento de soft skills, para ajudar nas tomadas de decisão importantes. Cláudia Teixeira concluiu referindo o papel dos professores e dos investigadores para mudar as perspetivas de ensino e consciencializar a sociedade sobre esta temática.