Fiscalidade Verde

    19 de Janeiro, 2023 cicf 1029 Sem comentários

    Fiscalidade Verde

    Os desafios que atualmente se colocam relativamente aos impactos ambientais negativos exigem uma mudança nos padrões educativos, para que estes se alinhem com as diretrizes da sustentabilidade na economia e nos negócios, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

    Para se produzirem mudanças comportamentais no sentido de uma atuação mais sustentável, têm-se fornecido às empresas as ferramentas necessárias para dotá-las de conhecimento estratégico para se tornarem mais sustentáveis e aumentar a sua capacidade para fazer investimentos e desenvolvimentos verdes. Nesta linha, as políticas fiscais têm promovido a redução dos custos e dos riscos associados a um investimento verde.

    O IAPMEI (I.P. – Agência para a Competitividade e Inovação), em parceria com o Centro de Investigação de Contabilidade e Fiscalidade, realizou um vídeo que destaca o contributo da Fiscalidade Verde para a ecoinovação e a eficiência na utilização de recursos, para a redução da dependência energética do exterior e para a indução de padrões de produção e de consumo mais sustentáveis das empresas.

    Participaram no guião as Investigadoras do CICF Ana Arromba Dinis e Liliana Pereira e o bolseiro de investigação André Carvalho.