3 Bolsas de Investigação para Doutoramento

    24 de Maio, 2023 cicf 1029 Sem comentários

    Encontram-se abertos os concursos para atribuição de 3 Bolsas de Investigação para Doutoramento, na área da Gestão, Contabilidade, Fiscalidade, ao abrigo do Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT (RBI) e do Estatuto do Bolseiro de Investigação (EBI).

    As bolsas serão financiadas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) ao abrigo do Protocolo de Colaboração entre a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, o Instituto Politécnico de Leiria (IPL) e o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), tendo em vista o financiamento de bolsas de investigação para doutoramento no âmbito da Regional University Network – European University (RUN-EU), nas áreas da indústria do futuro, o desenvolvimento sustentável, o ambiente e alterações climáticas, o envelhecimento da população e a inclusão social, entre outras prioridades do consórcio.

    Alertam-se os candidatos que apenas se podem candidatar a 1 das Bolsas. A candidatura a mais do que 1 bolsa resultará na exclusão automática do procedimento concursal.

    Bolsa de Investigação para Doutoramento CICFRUN_1

    Edital

    English Version

    Euraxess

    Prazo de Candidaturas: 07/06/2023

    Plano de trabalhos e orientação científica: O objetivo deste programa de investigação é duplo: inicialmente, pretende-se analisar, num contexto europeu, a incorporação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na estratégia de sustentabilidade das empresas, as contribuições das empresas para a Agenda 2030 e a sua divulgação em relatórios não financeiros. Em segundo lugar, pretende-se analisar se estas estratégias de divulgação são determinadas por características internas, bem como pelo contexto institucional em que as empresas operam, associadas aos quadros regulamentares e aos valores culturais de diferentes países (isomorfismos miméticos, coercivos e normativos).

    Bolsa de Investigação para Doutoramento CICFRUN_2

    Edital

    English Version

    Euraxess

    Prazo de Candidaturas: 07/06/2023

    Plano de trabalhos e orientação científica: Promover o desenvolvimento de novas investigações no tema da contabilidade de gestão, tendo em conta as interdependências contextuais e institucionais (estruturas, contexto, práticas, estratégias) e abordagens multidimensionais (informação financeira e não financeira, as dimensões ESG…), identificando tendências evolutivas, abordagens e futuras oportunidades de investigação, com foco no setor público ou privado.

    Bolsa de Investigação para Doutoramento CICFRUN_3

    Edital

    English Version

    Euraxess

    Prazo de Candidaturas: 07/06/2023

    Plano de trabalhos e orientação científica: As instituições de ensino superior (IES) têm um papel fundamental e privilegiado, através da inserção do tema da sustentabilidade nos currículos educativos e da adoção de estratégias que promovam a construção de uma alfabetização ambiental que aproxime os jovens estudantes de problemas ambientais e desenvolve neles um sentido de responsabilidade para o bem comum. Neste projeto, propomos um Estudo de caso das IES das unidades curriculares de fiscalidade.