Accounting and Finance Summer School 2023

6 de Abril, 2023 cicf 235 Sem comentários

Accounting and Finance Summer School 2023

A Accounting & Finance Summer School 2023 (A&F Summer School) pretende estimular e incentivar o desenvolvimento de atividades de I&D nas áreas nucleares do CICF por jovens investigadores promovendo o seu envolvimento no projeto estratégico do CICF e a ligação com os investigadores seniores. Esta segunda A&F Summer School irá decorrer nas instalações do CICF na Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA).

O plano de formação da A&F Summer School II encontra-se organizada em duas componentes: formação e investigação. A componente de formação basear-se-á em cursos temáticos presenciais de curta duração lecionados por investigadores integrados e colaboradores do CICF e oradores convidados que colaboram com esta unidade de I&D. Estes cursos focar-se-ão em temáticas emergentes de investigação aplicada em contabilidade, finanças e fiscalidade (nomeadamente, contabilidade e responsabilidade social, fiscalidade verde e incentivos fiscais, digitalização na contabilidade, R-bibliometrix software, entre outros) e formação em componentes básicas de investigação (nomeadamente, metodologias de investigação, análise de dados, escrita científica, preparação de pitchs científicos e oportunidades de financiamento).

Relativamente à componente de investigação (designada como Hands-On), os jovens investigadores serão incorporados em projetos e atividades de I&D atualmente a decorrer no CICF e desafiados a realizar um projeto de I&D de curta duração orientado aos objetivos do projeto. Os estudantes serão assim integrados em equipas de investigação atualmente existentes e serão supervisionados por um investigador integrado do CICF. As atividades irão decorrer ao longo dos 3 meses da summer school. Para além das atividades de investigação individuais, os jovens investigadores terão a oportunidade de participar em reuniões e eventos científicos promovidos pelo CICF (por exemplo a 2nd CICF research meeting que decorrerá no segundo semestre de 2023) ou nos quais esta unidade de I&D participa através dos seus membros, sendo incentivados e estimulados a apresentar os resultados preliminares dos seus trabalhos. Por fim, todos os estudantes deverão preparar um artigo científico, um poster e realizar uma apresentação oral dos projetos desenvolvidos numa sessão de comunicação científica que o CICF organizará para o efeito em parceria com a ESG.