1st CICF Research Meeting – 19/07/2022

    20 de Julho, 2022 cicf 495 Sem comentários

    1st CICF Research Meeting – 20/07/2022

    Decorreu no dia 19 de julho o 1st CICF Research Meeting que constituiu um momento de partilha, reflexão e discussão sobre linhas e trabalhos de investigação desenvolvidos pelos membros do centro em áreas emergentes da contabilidade, com ênfase nas suas dimensões sociais e institucionais.

    Num ambiente informal entre os membros e bolseiros que desenvolvem a sua investigação no CICF, a sessão teve início com a apresentação pelo colega Rui Robalo, que discutiu um artigo sobre as “Influências na formação profissional contínua dos contabilistas certificados portugueses: Uma perspetiva institucional. Com base no modelo institucional de Dillard et al. (2004), e recorrendo ao estudo de caso como método de investigação, o co-autor explicou a influência dos diferentes atores (nível económico, politico e organizacional) na definição das necessidades de formação profissional. Seguiu-se a discussão do artigo pela colega Patrícia Quesado e de seguida o debate com toda a audiência. 

    A segunda intervenção esteve a cargo da colega Rute Abreu que apresentou um projeto inovador sobre “A Estratégia de Inclusão do Cidadão com Necessidades Especiais na Divulgação da Prestação de Contas nas Entidades Públicas” onde procurou discutir o contexto da prestação de contas para cidadãos com necessidades especiais com vista a promover a inclusão social e a igualdade de acesso à informação. Apesar do contexto legal em vigor e da pressão de organismos internacionais, como a Organização das Nações Unidas e a Comissão Europeia, para a inclusão destes valores públicos na divulgação da informação financeira e não financeira das entidades públicas, os estudos de caso apresentados revelam as dificuldades e o caminho ainda longo a percorrer para a promoção da inclusão social a este nível. A discussão do trabalho esteve a cargo da colega Sónia Monteiro, tendo depois intervindo vários colegas da audiência. 

    No final dos trabalhos foi unânime a perceção de todos sobre a importância de incluir na agenda da investigação em contabilidade e fiscalidade as dimensões sociais, políticas e ambientais, para além da tradicional dimensão económica, com vista a um maior alinhamento do papel da contabilidade na promoção do desenvolvimento económico, social e ambiental. O 2nd CICF Research Meeting decorrerá no 2º semestre de 2022, para o qual todos os membros e colaboradores do CICF estão desde já convidados a participar.