Grow Green | Fiscalidade Verde nas Empresas em debate no IPCA

9 de Junho, 2022 cicf 572 Sem comentários

Grow Green | Fiscalidade Verde nas Empresas em debate no IPCA

O Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade (CICF) e a Escola Superior de Gestão (ESG), organizaram em parceira com o IAPMEI (I.P. – Agência para a Competitividade e Inovação) o Seminário “Grow Green: Fiscalidade Verde nas Empresas”.

Este evento promoveu o debate de todos os intervenientes com influência no processo de transição ecológica, enfatizando a utilização eficiente de instrumentos de incentivo fiscal ambiental, destinando-se ao tecido económico e empresarial, bem como à comunidade académica.

Na sessão de abertura intervieram a Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, e o Presidente do IAPMEI, Francisco Sá, que destacaram a importância de se debater o papel da fiscalidade verde na mudança de comportamentos, com vista à sustentabilidade ambiental.

Seguiu-se a intervenção do keynote speaker, Carlos Lobo, que se dirigiu à plateia referindo-se ao facto de que a sustentabilidade não é uma opção e que as empresas que sobrevivem no mercado hoje é porque são mais sustentáveis.

Na mesa-redonda, moderada pelo jornalista António Larguesa, do Jornal Eco, ouviu-se dos responsáveis de dois grandes grupos do tecido empresarial da região, José Teixeira, da DST Group, e Ricardo Costa, do Grupo Bernardo da Costa, como consideram que o futuro é hoje e que a mudança é imperativa. A necessidade de consciencialização para a sustentabilidade é urgente para acelerar o processo de transição ecológica, afirmaram.  Também a investigadora do CICF, Ana Dinis, partilhou a mais recente investigação científica realizada sobre o tópico em discussão, levantando algumas pistas sobre a urgência de se trabalhar com o tecido empresarial, mostrando o papel da academia enquanto mediador de conhecimento.

Por fim, encerraram a sessão a Diretora do CICF, Patrícia Gomes, e a Diretora da ESG, Sandra Cunha, tendo sido depois os participantes convidados a visitar a Exposição sobre Benefícios Fiscais Ambientais, que se encontrava localizada à saída do auditório, e que foi realizada pelos alunos do Mestrado em Fiscalidade da ESG.