Seminário encerramento da Pós- Graduação em SNC-AP “Desafios do reporting e da digitalização na contabilidade pública”

24 de Junho, 2021 cicf 640 Sem comentários

É já no próximo dia 09 de julho que a Escola Superior de Gestão do IPCA organiza o seminário de encerramento da 5ª edição da pós-graduação em SNC-AP, com início pelas 10h no auditório António Martins, no Campus do IPCA, em Barcelos.

O seminário conta com a participação de ilustres oradores que irão debater os desafios e oportunidades do Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas (SNC-AP) na promoção do reporting integrado e da digitalização da prestação de contas e data analysis.

Após a sessão de abertura que conta com a presença da Presidente do IPCA e, também, coordenadora do Anuário dos Municípios Portugueses, Maria José Fernandes, o seminário estará a cargo de Susana Jorge, Professora Associada da Universidade de Coimbra, que lançará para o debate a vulnerabilidade e o reporting na administração local no contexto da pandemia.

Segue-se a intervenção do Dr. Joaquim Muxagata, Diretor da equipa de Gestão e Apoio aos Sistemas de Informação da Direção-Geral do Tesouro e Finanças do Ministério das Finanças, que irá refletir com os participantes as vantagens da transição digital no reporting centralizado das contas e na maior capacitação da data analysis para a tomada de decisão.

Da parte da tarde o seminário estará a cargo de Lúcia Lima Rodrigues, Professora Catedrática da Universidade do Minho, que abordará o tema da contabilização dos instrumentos financeiros à luz do SNC-AP.

Haverá momentos de debate com os oradores de forma a fomentar a discussão e reflexão com os participantes no seminário.

Dada a relevância das temáticas em apreço para o contexto de reforma da gestão financeira pública que o país vive atualmente, o seminário é aberto à comunidade em geral, sendo obrigatória a realização da inscrição AQUI.