Apresentação do Livro: “Finanças Empresariais – Avaliação de Investimentos Reais”

26 de Junho, 2024 cicf 485 Sem comentários

Está agendada para o próximo dia 1 de julho, pelas 18h30, na Livraria Almedina do Atrium Saldanha, a sessão de apresentação do livro: “Finanças Empresariais – Avaliação de Investimentos Reais”, da coautoria de Vítor Gabriel.

Vítor Gabriel é Membro Integrado do Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade (CICF) e Professor Adjunto na ESTG / Instituto Politécnico da Guarda.

A sessão contará com a apresentação de João Leão – Membro português do Tribunal de Contas Europeu e Ministro das Finanças (XXII Governo); de Clara Raposo – Professora Catedrática de Finanças ISEG, Presidente do ISEG (2018-2022) e Vice-governadora do Banco de Portugal; e de Rui Ferreira – Presidente (2022-2023) e vice-presidente (2018-2021) da comissão executiva da Portugal Ventures e Fundador e diretor executivo do Audax/ISCTE (2005-2009).

Sinopse

Este livro dirige-se aos leitores que desejem dominar os conceitos e as práticas da avaliação de investimentos reais, num contexto de rápida mudança tecnológica e de hábitos de consumo, em que os riscos e oportunidades de novos investimentos carecem de avaliação rigorosa para assegurar a criação de valor para os investidores e a sociedade.

Beneficiando da experiência académica e profissional dos seus autores, este manual está estruturado de forma didática e abrangente em cinco partes, apresentando desde fundamentos básicos das decisões de investimento e financiamento até tópicos avançados e novos desafios no campo das finanças empresariais.

Fornecendo uma análise acessível, integrada e autossustentada das finanças empresariais em contexto de incerteza, será uma ferramenta de trabalho útil para decisores e facilitadores das decisões de investimento e financiamento, e um sólido suporte para alunos e docentes em contextos de ensino e aprendizagem.

O tratamento dos temas é acompanhado por um vasto conjunto de exemplos para facilitar a compreensão dos conteúdos e motivar o leitor para o grande interesse e importância das finanças empresariais.