Notícias

Prémio PORDATA Inovação - 2ª Edição

08.03.16

A Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) apresenta a segunda edição do Prémio PORDATA Inovação. Em 2015, foi lançada a primeira edição desta iniciativa. Os dois indicadores premiados - Índice de Gini na Saúde e Equilíbrio Orçamental - encontram-se publicados na Pordata, tendo ainda sido produzidos dois breves vídeos de apresentação dos mesmos.

Esta é uma iniciativa que, uma vez mais, dentro da missão da FFMS, procura promover e aprofundar o conhecimento da sociedade portuguesa e reforçar a articulação entre a PORDATA e os agentes de produção de conhecimento, incentivando o desenvolvimento de indicadores inovadores que representem uma mais-valia para a compreensão das dinâmicas da sociedade. É, por isso, especialmente encorajada a participação da comunidade científica nacional.

Podem ser apresentadas propostas para 3 tipos de indicadores, de acordo com a sua originalidade:

  1. Indicadores já existentes, desenvolvidos por instâncias nacionais ou internacionais, mas que a PORDATA não inclui na sua base de dados.
  2. Indicadores desenvolvidos pelo proponente ou grupo de proponentes, propostos em trabalhos científicos já publicados ou no prelo.
  3. Indicadores inéditos desenvolvidos especificamente a fim de concorrer ao Prémio PORDATA Inovação.

Os indicadores premiados serão publicados no portal da PORDATA e, nos casos das propostas no âmbito de 2) e 3) a autoria do indicador será apresentada na metainformação do quadro respectivo.

As propostas devem ser apresentadas no formulário disponível aqui e enviadas para o seguinte endereço electrónico: premiopordata@ffms.pt.

A apresentação de propostas deverá ser feita entre 23 de Fevereiro de 2016 e 23 de Maio de 2016.

Para mais informações, consulte o página oficial.